domingo, 25 de janeiro de 2015

Boa noite, esperança!


Que prazer ver tantos governantes a espumar de raiva. Excelente sinal. Que esclarecedor ver tantos comentadores e jornalistas a engolir a azia. Os colaboracionistas estão com medo. Que curioso ver a direita canhota a tentar colar-se à vitória. Os radicais agora já não são monstros irresponsáveis. Que ridículo ver a esquerda folclórica outra vez com aquela do "somos todos" gregos. Para o bem e para o mal, não somos. A grande vitória de hoje do Syriza, enormíssima vitória da esperança europeia, pertence inteiramente aos gregos. Foram eles que, contra tudo e contra todos, se organizaram para não deixarem que a democracia lhes pregasse mais uma partida. Foram eles, o tal mau exemplo que os melhores povos do mundo nunca por nunca deveriam imitar, que deram uma lição sobre como proceder a todos os europeus vítimas da mesma austeridade que lhes destruiu as vidas e o país. "Boa noite, Frau Merkel!", dizia um cartaz escrito em alemão que alguém empunhava numa praça grega. A mensagem não era só para ela. Quem a escreveu dirigia-se sobretudo a todos nós. Era um boa noite ao direito a voltarmos a ter direitos. Era um "estão fartos? Façam pela vida, revoltem-se contra quem vos oprime!" Era um "boa noite, esperança!" O mais lindo que a minha memória alcança. O futuro recomeça hoje. Se nós quisermos.


(editado)

3 comentários:

fb disse...

"Boa noite, Frau Merkel!", dizia um cartaz escrito em alemão que alguém empunhava numa praça grega. A mensagem não era só para ela. Quem a escreveu dirigia-se sobretudo a todos nós. Era um boa noite ao direito a voltarmos a ter direitos. Era um "estão fartos? Façam pela vida, revoltem-se contra quem vos oprime!" Era um "boa noite, esperança!" O mais lindo que a minha memória alguma vez registou. O futuro recomeça hoje.

Anónimo disse...

ALELUIA
Nasceu uma verdadeira esperança para a EUROPA ,principalmente para o povo GREGO ,que já estava farto de austeridade ,pobreza ,fome e sem abrigo ,desemprego e miséria .Agora com esta verdadeira reviravolta politica ,vai estender-se pela Europa e vai chegar brevemente a PORTUGAL .

"AFINAL A ESQUERDA NÃO COME CRIANÇINHAS COMO A DIRETA FASCISTA TENTOU PASSAR A MENSAGEM " VIVA ESQUERDA DEMOCRATICA UNIDA !!!

Anónimo disse...

Je suis Charlie Seriza!!!
Vamos lá a ver o que esta destemida atitude dará.Será que "Os mercados" aceitarão este desafio jovial e tão cheio de esperança? E o Clube Buildeberg, como irá aceitar esta falta de respeito?Ainda quererá umas ilhas gregas...?!!