Tal como evito usar o termo “os políticos”,
também Não usarei a expressão "os jornalistas" sem qualquer
restrição, afinal existem jornalistas e jornalistas, políticos e políticos, polícias
e polícias, jardineiros e jardineiros, médicos e médicos. Em todas as profissões
há bons e maus. Contudo, hoje mais uma vez assisti à já clássica cobertura de
uma greve e ao espectáculo degradante proporcionado por jornalistas
empenhadíssimos em arrancar o pior que há dentro de cada afectado pela greve
dos médicos, destacando cada prejuízo pessoal – "os
médicos têm consciência de que com as greves não estão a castigar o Governo,
mas sim os doentes" – em vez de salientarem que o que está em causa é
um prejuízo colectivo de duração muito superior a estes dois dias de greve, a
sobrevivência do SNS que o actual Governo está a desmantelar, e como se as
possibilidades de conseguir conquistas bonitas com uma greve não fossem sempre
tanto maiores quanto maior a pressão gerada pelos transtornos por ela causados.
Um deles, Joaquim Reis, da RDP Centro, até se deu ao luxo de contar que um
utente lhe tinha confidenciado ter sido hoje a vez em que foi atendido mais
rapidamente. Rematou com um jocoso “não foi atendido”. Quem ouviu ficou
convencido que o Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra, é um dos muitos
onde os utentes se vêem e se desejam. Pelo contrário. O
centro de saúde em causa, por sinal aquele onde tenho a felicidade de ser
utente, tem sido repetidamente considerado como o melhor de todo o país. Cada
um nasce para o que nasce. O Joaquim Reis é um dos tais que nasceram para ajudar
as pessoas a acreditarem que ficarão melhor servidas se a
sua Saúde for confiada a privados, para ajudar os Espírito Santo e os Mellodeste país a enriquecerem um pouco mais cada vez que um português espirrar. Para
que tal aconteça, antes o SNS tem que apodrecer. É por isso que eles não gostam
da greve de hoje. Os médicos estão em greve para mais uma vez tentarem travar o
desmantelamento do SNS que Paulo Macedo tem vindo a acelerar. Somos todos nós quem mais ganhará com o que conseguirem com esta greve. E muito mais do que eventualmente possamos perder se não conseguirmos consulta hoje ou amanhã.
Malásia contesta redução do óleo de palma no combustível de transporte
-
O GEOTA lançou uma campanha para impedir a construção da barragem de
Fridão. O projeto da EDP para o rio Tâmega está suspenso para reavaliação
desde 2016 e...
Há 3 minutos

