A arte de mal perder. "Temos
que pensar no que realmente é importante para o futebol português. Na gíria
popular, porque sabemos que o futebol português está bipolarizado, isto
funciona como o ânus onde temos duas nádegas que se enfrentam uma à outra dizendo
'estou aqui e sou melhor do que tu'. Entre algo fisiológico como o ânus, ou sai
vento mal cheiroso, ou trampa.” Impossível discordar de Bruno de Carvalho, nem
que seja pela pestilência que ele mesmo teve o cuidado de exemplificar com as
próprias bochechas e boca.
Se mudarmos de bochechas para
as de Passos
Coelho, damos de nariz com o mesmo perfume, com o mesmo mau perder, com a mesma
boçalidade. "Como é que uma sociedade com transparência e maturidade
democrática pode conferir tamanhos poderes a alguém que não foi escrutinado
democraticamente?", questionou-se. Atenção que não se referia ao Pedro que
mentiu mil vezes aos portugueses para se fazer eleger, a farpa era dirigida aos
treze juízes do Tribunal Constitucional, dez dos quais são escolhidos pelo
mesmo Parlamento onde os partidos que suportam o seu Governo estão em maioria
também nos nomes que indicam. Não são exigentes na espécie de trampa que apoiam
incondicionalmente à frente dos destinos do país, é natural que também se
equivoquem noutras escolhas e enganaram-se redondamente se esperavam que os
nomes que escolheram para o TC iriam obedecer ao amo com a mesma eloquência que as suas bancadas parlamentares. Ora merda, não é verdade?
Agora, já não há nada a fazer.
Resta forçar uma saída porca, dramatizar e armar o maior banzé institucional da História da nossa
democracia, tentar acordar aquele que a gíria conhece por múmia de Belém, trabalhar
arduamente em novas inconstitucionalidades aprovando à pressa legislação para
vigorar apenas no próximo ano e, se a múmia não dissolver a Assembleia da
República, convocar rádios e televisões para uma daquelas comunicações às oito
que servem para falar ao país sobre a demissão que tarda desde a primeira
mentira.
Eleições? Claro, eleições. O mais
rapidamente possível. O PS também vive o maior banzé da sua existência. O Bloco
de Esquerda está entregue a duas múmias. E CDS agora será nome de roubo de pensões de reforma. Sim,
ainda houve tempo para puxar o autoclismo ao CDS com a
CDS que substituirá a CES do próximo
chumbo, que o menino Mota Soares apresentou com o habitual entusiasmo. O cocózinho
continua convencido que os velhinhos adoram o Pedro do partido dos reformados. Vais
pelo cano, Pedrinho, vais pelo cano montado nessa CDS. Lá vão eles.



