O Dr. Mundinho da Gabriela era fino, rico,
sóbrio, amigo das boas causas, um cavalheiro daqueles que até a sogra mais exigente gostaria de ter como
genro. O Roque Santeiro, pelo contrário, para além de ser um bronco, era também um trapaceiro, daqueles que não se convidam nem para tomar um café. Só um grande actor
como José Wilker conseguiria representar personagens tão diferentes como estas,
que escolhi por porventura serem aquelas que maior marca deixaram no imaginário
do público português, sem que alguém se arriscasse a dizer que era o mesmo actor
de teatro, cinema e telenovelas, resistente à ditadura militar, encenador, realizador
e crítico de cinema aquele que lhes dava vida. José
Wilker deixou-nos hoje aos 66 anos. O Mundinho, o Roque Santeiro
e todos os outros vão continuar a viver lá
nos confins daquele Brasil enquanto viver o último que os recorde.
(corrigido: conforme me chamaram à atenção, ao contrário do que havia escrito, Zeca Diabo não era José Wilker e sim o grande Lima Duarte. Obrigado pela correcção.)
(corrigido: conforme me chamaram à atenção, ao contrário do que havia escrito, Zeca Diabo não era José Wilker e sim o grande Lima Duarte. Obrigado pela correcção.)


