sábado, 8 de dezembro de 2012

Imperdoável


Isto é apenas parte da obra do meu amigo José Adelino Figueira Guerra na coordenação do serviço de leitura para deficientes visuais da Biblioteca Municipal de Coimbra. Dirigente da ACAPO, que surgiu da unificação por si conduzida de várias organizações que antes trabalhavam fragmentadamente, José Guerra foi um dos maiores responsáveis pela conquista de direitos para os deficientes em geral e para os deficientes visuais em particular. A sociedade inclusiva à qual dedicou quase toda a sua vida não quis retribuir-lhe tudo o que construiu colocando uma porcaria duma protecção junto ao seu local de trabalho. Era cego. O meu amigo morreu hoje, pouco antes da merecida reforma, que tanto lutou para que todos os deficientes tivessem proporcional à sua esperança de vida mais curta. Caiu duma altura de seis metros, num local por onde, tal como todos os utentes do seu serviço, passava todos os dias e, como tal, seria natural que estivesse devidamente protegido e sinalizado. As minhas sentidas condolências à família. E a minha revolta.

1 comentário:

Facebook disse...

Isto é apenas parte da obra do meu amigo José Adelino Figueira Guerra na coordenação do serviço de leitura para deficientes visuais da Biblioteca Municipal de Coimbra. Dirigente da ACAPO, que surgiu da unificação por si conduzida de várias organizações que antes trabalhavam fragmentadamente, José Guerra foi um dos maiores responsáveis pela conquista de direitos para os deficientes em geral e para os deficientes visuais em particular. A sociedade inclusiva à qual dedicou quase toda a sua vida não quis retribuir-lhe tudo o que construiu colocando uma porcaria duma protecção junto ao seu local de trabalho. Era cego. O meu amigo morreu hoje, pouco antes da merecida reforma, que tanto lutou para que todos os deficientes tivessem proporcional à sua esperança de vida mais curta. Caiu duma altura de seis metros, num local por onde, tal como todos os utentes do seu serviço, passava todos os dias e, como tal, seria natural que estivesse devidamente protegido e sinalizado. As minhas sentidas condolências à família. E a minha revolta.