terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um palhaço rico e outro muito pobrezinho

O comissário alemão Günther Oettinger propôs que as bandeiras dos países endividados fossem postas a meia haste nos edifícios europeus. Temos um português, alegadamente um grande patriota, na presidência da Comissão que não exigiu à Alemanha a rápida substituição daquele membro da sua equipa e nem sequer, e seria pouco, que o tal senhor se retratasse publicamente pela proposta de humilhação do nosso país. A Europa está assim, como Durão sempre esteve.

Pobrezinhos, mas agradecidos pelo aumento

No mês passado, o Governo anunciou aumentos no IVA da electricidade e do gás de 17 por cento, de 6 para 23 por cento. Hoje, o anúncio é de uma redução na tarifa para os mais carenciados, de 2 por cento para o gás e de 6 por cento para a electricidade. Fazendo as contas, em vez do aumento de 16,04 por cento no valor da factura, os abrangidos pela generosidade do Governo verão aquele aumento reduzido para 13,72 por cento no caso do gás e para 9,08 por cento no caso da electricidade, valores que comparam com a descida do salário real correspondente aos 2,9 por cento da inflação verificada nos últimos 12 meses.. Em euros, são menos 2,32 e menos 6,96 euros por cada cem gastos, respectivamente, em gás e electricidade. Uma esmola que cada um terá que pedir e, naturalmente, apesar da enorme subida, agradecer ainda de mão estendida: obrigadinho pelo aumento!

O dia continua em grande para o circo

Alberto João Jardim ameaça desencadear uma revisão constitucional. É desta. Vem aí a proposta do limite de 3 mil por cento para o endividamento da Madeira.