quinta-feira, 7 de julho de 2011

Crescer é aprender

Em pequeninos, dizem aos portugueses que, se não se portarem bem, depois o Pai Natal não dá prendinhas. O Pai Natal é amigo, mas só se souberem comportar-se. Em grandinhos, dizem aos portugueses que basta portarem-se bem e os mercados depois recompensam esse esforço. Os mercados são amigos, mas só se souberem aguentar caladinhos os sacrifícios que quem manda decida por bem colocar-lhes no sapatinho. Em pequeninos, quando chega o dia da descoberta de que o Pai Natal não existe, é um berreiro desgraçado. Mas a choradeira logo acalma quando é dada a parte boa da notícia: vai continuar a haver prendas mesmo sem Pai Natal. Em grandinhos, chegado o dia que poderia ser da descoberta de que a fábula dos mercados é uma treta de todo o tamanho, é um berreiro desgraçado. Neste preciso momento, estamos na fase da ressaca. Os crescidinhos vão acalmar apenas quando o Pai Natal dos sacrifícios voltar a recarregar-lhes os sapatinhos. Se continuarem a portar-se bem, um dia, quem sabe… os mercados hão-de mesmo recompensá-los.