sábado, 18 de junho de 2011

Preocupação

Confesso a minha preocupação. Todos assistimos, atónitos, à violência inusitada da carga policial sobre as centenas de pessoas que participavam no acampamento de protesto que foi montado no Rossio. Hoje, decorre um "Mega Pic Nic" organizado pelo Tio Belmiro, com milhares de activistas da cultura pimba a manifestarem-se na Avenida da Liberdade com a boca cheia de sandes e uma coxa de frango em cada mão a entoarem os hinos do ídolo Tony Carreira.


Ora, se os do Rossio eram centenas e estes são milhares, se os do Rossio não paralisaram a cidade nem por um dia e estes paralisaram por quatro, hoje é bem capaz de haver mortos. Estou mesmo preocupado.

Saramago, em directo da eternidade


Há precisamente um ano, José Saramago partia para a eternidade. É precisamente dessa eternidade, em directo, que hoje nos aponta algumas razões para termos ficado sem Ministério da Cultura. A Cultura é inimiga das ditaduras de veludo e dos seus ditadores de cara linda.. Enquanto mortal, ele próprio foi um homem da Cultura, um dos nossos maiores. Imortal, será sempre um dos maiores entre aqueles inimigos.