Num momento em que em muitas portas do Sol se questiona a democracia e em algumas capelinhas da sombra se defende uma reforma do sistema eleitoral com círculos uninominais que acentuariam o bipartidarismo de que já sofremos,Alexandre Abreu deu-se ao trabalho de calcular quantos deputados seriam eleitos num sistema eleitoral com um único círculo eleitoral nacional ao qual, num primeiro cenário, fosse aplicado o método d’Honte e, num segundo, um método segundo o qual a proporcionalidade de votos fosse reflectida o melhor possível na proporcionalidade da distribuição de mandatos. Vale a pena ler o que escreveu sobre esta curiosidade que achei interessante e guardei para um dia como o de hoje, pachorrento.
O comentário da semana
-
[image: jeronimo-de-sousa.jpg]
«Exmo Sr Jerónimo de Sousa,
É com muito prazer que lhe escrevo sobre as reformas antecipadas, mas
permita-me primei...
Há 55 minutos
