segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Austérité, s'il vous plaît!

A Bélgica estava sem Governo. E funcionava. Até que se ouviu falar do fim desse ano e meio de trevas. E fez-se luz. A primeira filha da governabilidade alcançada foi a “limpeza” do banco Dexia, que os belgas vão pagar. A nacionalização do BPN lá do sítio vai custar-lhes mais 4 mil milhões de euros, que somam aos 3 mil milhões que pagaram em 2008 para limpar o mesmo banco. Está encontrada a senhora que se segue da série Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Itália. Agora, os belgas também estão a viver acima das suas possibilidades.. Os mercados vão ficar nervosos. Austérité, s'il vous plaît! Eu não vos dizia que não ter Governo nem sempre é mau?

3 comentários:

Eduardo Miguel Pereira disse...

O desgoverno é generalizado e ... "casa onde não há pão, todos ralham ninguém tem razão".

Maldita Europa, maldita União Europeia, malditas políticas de direita que nos trouxeram até aqui, e que parecem ter enebriado o juizo da maioria.

De facto os extremos tocam-se, e qualquer dia ainda dou por mim a defender o "orgulhosamente sós", mas em sentido contrário, entenda-se bem !

Gi disse...

Filipe, haverá uma relação directa entre o acordo entre os políticos belgas para a criação de um novo governo (suponho que antes haveria um governo de gestão) e as notícias sobre o banco Dexia?

Filipe Tourais disse...

Isso estará no segredo dos deuses, mas não me acredito lá muito em coincidências, sobretudo quando a assinalável coincidência envolve tanto dinheiro.