sábado, 16 de maio de 2009

Qual inflexão

Durante a semana que passou, Jean-Claude Trichet deu o mote. O pior da crise poderia já ter passado em alguns países do mundo. E “em alguns países do mundo” soou como uma sinfonia a toda uma classe política e imprensa atrelada que, com eleições à porta e com a completa inexistência de uma resposta à crise na UE a camuflar, logo aproveitaram para encafuar Portugal e a Europa nos tais países onde o sol começaria a espreitar por detrás das nuvens, mesmo apesar da realidade negra que os números mostraram já no final da semana.

Não é o que se lê nas páginas do
Financial Times, que, ao invés da desejada inflexão, destaca que a recessão na zona euro se intensificou drasticamente, arrastada por quase quatro por cento de contracção da economia alemã, aprofundando aquela que já era a maior crise desde a 2ª guerra mundial.


5 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Obrigado pela clareza da síntese. Vou fazer link no "A Nossa Candeia"...

Anónimo disse...

Não sei o que faz na vida mas deixe-me dizer-lhe que tenho um comércio e posso dizer-lhe com toda a certeza que quanto mais se fala em crise menos se vende e quando se dá ideia que as coisas estão para mudar para melhor volta a vender-se. É clarinho como a agua. Só quem tem um negócio sabe exactamente o que isto é porque quem tem um trabalho fixo não faz a mais pequena ideia como psicologicamente as coisas funcionam. Parece-me a mim que se o comércio vende é bom para a economia. Por mais que me apeteça desancar nesta cambada toda.. só agradeço à imprensa que não seja pessimista e a estes gajos que sejam aldrabões. Faz a diferença e se calhar é como no Poker.

j. Porto

Filipe Tourais disse...

O j. Porto é então a favor das crises por decreto. É uma visão. Pensando bem, o Pai Natal também faz vender imenso. Entendo-o perfeitamente.

O meu agradecimento à Ana Paula pela simpatia.

Anónimo disse...

Não percebo porque é sempre arrogante com quem discorda das suas opiniões mas mostra bem o espirito do português com o pequeno poder. No meu cantinho mando eu. Queria apenas mostrar um exemplo lançando discussão. Saúde.

j. Porto

Filipe Tourais disse...

Nem pense nisso! Fartei-me de rir com o seu comentário. Eu também tenho um pequeno comércio. E não tenho qualquer pequeno poder.

Cumprimentos