sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

150 mil

Expliquem ao bocarra

O privado é mesmo o que está a dar

Outsourcing (*)

A entidade pública X fez um contrato com uma empresa privada Y de limpeza no valor de 44 mil e alguns euros para o ano de 2007. Fez ainda um contrato de vigilância e segurança com uma empresa Z do ramo no valor de 18 mil e tal Euros. A empresa Y manda 4 funcionárias, 3 horas por dia, todos os dias, para limparem a entidade pública X e a empresa Z tem lá um vigilante 8 horas por dia.

Alternativa

Se a entidade pública X contratasse para o seu quadro de pessoal 3 funcionárias de limpeza a 500 Euros por mês, com um horário de 8 horas por dia (valor hipotético, acima do valor pago para a carreira respectiva na função pública), a despesa anual em salários seria de 21 mil euros. Se lhe adicionarmos 1500 euros em produtos de limpeza, o serviço seria assegurado por metade do preço e a entidade X pouparia cerca de 22500 Euros, o valor que o dono da empresa de limpeza Y deixaria de facturar e que amealha graças às tendências da moda.

Se a entidade pública X contratasse 1 vigilante a 500 Euros por mês, com um horário de 8 horas por dia, asseguraria o mesmo serviço que contrata ao sector privado por apenas 7000 euros por ano, poupando 11 mil euros por ano, mais de 50%, o valor que os donos da empresa Z de segurança deixariam de ganhar.

(*) O caso e os valores apresentados são reais. Multipliquem-se por n instituições públicas e faça-se ideia do que custa a moda do outsourcing. O privado é mesmo o que está a dar.

Há petróleo na PT

«Belmiro de Azevedo diz que só sobe o preço da OPA se encontrar um poço de petróleo ou diamantes debaixo de uma das sedes da Portugal Telecom. O patrão da Sonae afirma ter 99% de certeza que a oferta vai sair vencedora e afirma que a cotação alta da PT deve-se a uma bolha especulativa dos minoritários.» In Jornal de Negócios – 18 de Janeiro 2007

Depois de ontem ter sabido do aumento de 1 Euro no preço oferecido pela SONAE pelas acções da PT, ao lembrar-me do que podem ler acima, fiquei na dúvida se Belmiro teria encontrado petróleo ou diamantes numa das sedes da PT ou se a “bolha” lhe tinha estourado. A resposta vem no Público de hoje, afinal o que o nosso homem quer é paz e o petróleo é o preço a pagar. Quer de diamantes, quer da bolha de Belmiro, nem sinais.

«Questionado sobre como é que convenceu o principal accionista da Sonaecom - a Sonae SGPS de Belmiro de Azevedo - a mudar de posição, depois de este ter dito em entrevista à RTP que só pagaria mais se descobrisse um poço de petróleo debaixo do edifício da PT, Paulo Azevedo adiantou que explicou em conselho que "a paz tem um preço, e que esse é o preço do petróleo".» In
Público - 16 de Fevereiro de 2007

O centrão arrulha... - do "Causa Nossa"

«Leio e medito nas declarações à imprensa ontem feitas pelos deputados Edite Estrela e Carlos Coelho sobre a aprovação do relatório final do Parlamento Europeu sobre os chamados voos da CIA.

As palavras 'equilíbrio', 'equilibrado', 'justiça' e 'justo' aparecem tantas vezes nos comentários de um e de outro, que fico sem saber a qual deles pertence a autoria. Enternecedora esta convergência centrista....

Registo que há quem considere que o mandato de representação no PE foi dado "para valorizar e promover a imagem de Portugal a nível internacional", tipo secção comercial de um consulado ou artista da bola.

A mim parece-me que não há nada que valorize mais a imagem de um país como a defesa de valores fundamentais e do funcionamento do Estado de Direito. No apuramento da verdade, doa a quem doer, dentro ou fora. Dentro e fora. E a Europa é dentro para nós, claramente.

É que não teríamos hoje democracia no nosso país se todos tivéssemos passado os 48 anos entre 1926 e 1974 a "valorizar e promover a imagem de Portugal a nível internacional" acriticamente, varrendo para debaixo do tapete os crimes do regime salazarista...cometidos em nome do bem-estar, da segurança e do bom nome de Portugal, convém lembrar»

Tiro o chapéu a este Post de Ana Gomes no “
Causa Nossa