domingo, 28 de janeiro de 2007

Despenalização

Entendo todas as posições assumidas e abordagens laterais numa discussão sobre o referendo. Mas o que se referenda, nunca é demais repeti-lo, não é isso. A questão é se deverão ser ou não penalizadas as mulheres que optem por abortar. Isto. E não quaisquer condicionalismos do foro íntimo, condutas sexuais, paternidade/maternidade, questões demográficas, económicas ou outra qualquer que gere as mais apaixonadas posições. Na resposta, vertida em voto, deverá estar subjacente a construção de uma sociedade mais justa. O aborto existe, é uma realidade conhecida de todos, nas condições também conhecidas de todos, e desenganem-se aqueles que admitam que desaparecerá com a vitória do não. Neste pressuposto irrefutável, será justo mandar para a cadeia quem decida abortar?