"O regresso do medo e a supressão do sujeito
Os meios electrónicos de que hoje dispomos estão, sem dúvida, a afirmar-se como uma importante ferramenta na construção e reforço do debate público democrático. Apesar do seu impacto ser ainda escasso – dado que os grandes meios de comunicação social, formatados pelas leis do mercado e pelos interesses económicos dominantes, continuam a monopolizar a “opinião pública” –, os meios electrónicos, a “Internet” e a “blogoesfera” estão a tornar-se importantes plataformas de formação de opinião alternativa, com enormes potencialidades na construção de um novo “espaço público” e de um novo conceito de cidadania activa. (...)"
O medo e o alheamento, o exercício da cidadania, a autonomia e liberdade de opinião e as lógicas de poder, numa análise sociológica . Vale a pena ler o resto do excelente artigo do Prof. Elísio Estanque, publicado no seu blogue "Boa Sociedade", aqui.
Os meios electrónicos de que hoje dispomos estão, sem dúvida, a afirmar-se como uma importante ferramenta na construção e reforço do debate público democrático. Apesar do seu impacto ser ainda escasso – dado que os grandes meios de comunicação social, formatados pelas leis do mercado e pelos interesses económicos dominantes, continuam a monopolizar a “opinião pública” –, os meios electrónicos, a “Internet” e a “blogoesfera” estão a tornar-se importantes plataformas de formação de opinião alternativa, com enormes potencialidades na construção de um novo “espaço público” e de um novo conceito de cidadania activa. (...)"
O medo e o alheamento, o exercício da cidadania, a autonomia e liberdade de opinião e as lógicas de poder, numa análise sociológica . Vale a pena ler o resto do excelente artigo do Prof. Elísio Estanque, publicado no seu blogue "Boa Sociedade", aqui.
