No DN online de hoje pode ler-se que o salário médio nominal dos funcionários públicos vai diminuir em 2007, visto que a CGA prevê uma descida da receita das contribuições.
Constatável, um sem número de vezes, a falta de qualidade e de preparação de quem escreve nos nossos jornais. Aqui está mais uma. A diminuição referida deve-se apenas ao decréscimo do número de contribuintes inscritos na Caixa Geral de Aposentações e não à descida de remunerações. Escapou ao autor do artigo o facto de os aposentados terem deixado de ser substituídos por novos contribuintes, visto que, desde o início deste ano, os novos funcionários passaram a descontar para o regime geral da segurança social e não para a CGA. É o outro lado do contrato individual de trabalho, uma fórmula arranjada para, a longo prazo, se acabar com a CGA e ADSE. A partir deste ano, as receitas da CGA vão diminuir todos os anos e é mais que previsível que o sistema se desequilibre progressivamente até à ruptura.O salário real dos funcionários públicos, esse sim, continuará a cair no próximo ano, pelo nono ano consecutivo.
